O termo "sabbat, sabá, shabat, shabos, shabes, vem do hebreico arcaico, e significa descanso ou repouso. A primeira vez que vemos esse termo, é nos livros da Torá, (livro sagrado dos judeus). A passagem que cita esse termo sabbat, "שבת", como descanso obrigatorio no sétimo dia de criação.
O Termo sabbat influenciou a palavra que usamos até hoje "sábado", utilizado no calendário gregoriano.
Idade média, e uso incorreto do termo שבת, sabbat. E distorção do termo.
Com o início do cristianismo na Europa, e a queda de Constantinopla em 380 d.C, e criação da igreja católica apostólica romana.
E com isso foi se espalhando por toda Europa e Eurásia.(região onde e Rússia). A inquisição catolica estavá tomando domínio em todos os países Europeus, com o medo do avanço dos judeus na europa. tomaram medidas de aniquilar outras religiões. Além do judaísmo, outras religiões sofrerão com a inquisição catolica. Tais como: cultura celta, nórgica, belga, tradições que ja havia à centenas de anos. Como a maioria foram obrigados a abandonar suas práticas e seus ritos. Por medo de serem acusadas de bruxaria ou hêresia e alguns termos do judaismo, emtraram nos vocabulários cristão como ruim e amaldiçoados e um deles foi o sabbat, idealisado como sabbat das bruxas.
"O sabbat para os cristões mediavais era considerado, blasfêmia e um culto ao diabo".
O cristinismo tem traços judaicos em seus textos sagrados. Mais não se referem a eles como certos. Para eles a vinda do messias e encinamentos estavam corretos.
Obs: a igreja católica apostólica romana foi instuida com bases na crença dos romanos e é por isso que não se usa esse termo sabá. Foi substituído por outro termo "dominicus", (domingo o dia do senhor, em latim.). Como se fosse o sabbat cristão.
"Gostaram do tema? se se dispertou a curiosidade pela inquisição católica, e suas crendisses erradas deixe seu comentario abaixo".
Texto publicado por philips franco.
Fontes: Torá livro sagrado dos judeus.
Livro de história mediaval.
Gostei que interessante você!