![](https://static.wixstatic.com/media/6b6cb5_2c6fa16e2d6241019fcc7952b02f19b8~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_1024,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/6b6cb5_2c6fa16e2d6241019fcc7952b02f19b8~mv2.jpg)
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu uma nota nesta sexta-feira, 9 de julho, sobre o momento atual da conjuntura brasileira. No documento, a instituição reafirma, por meio de sua presidência, a necessidade de “defender as vidas ameaçadas, os direitos respeitados e para apoiar a restauração da justiça, fazendo valer a verdade”.
Na avaliação da CNBB, a sociedade democrática brasileira está atravessando um dos períodos mais desafiadores da sua história. “A trágica perda de mais de meio milhão de vidas está agravada pelas denúncias de prevaricação e corrupção no enfrentamento da pandemia da COVID-19”, diz um trecho da nota.
A CNBB, na nota, “apoia e conclama as instituições da República para que, sob o olhar da sociedade civil, sem se esquivar, efetivem procedimentos em favor da apuração, irrestrita e imparcial, de todas as denúncias, com consequências para quem quer que seja, em vista de imediata correção política e social dos descompassos”.
Confira, abaixo, a íntegra do documento e a versão em PDF aqui.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB levanta sua voz neste momento, mais uma vez, para defender vidas ameaçadas, direitos desrespeitados e para apoiar a restauração da justiça, fazendo valer a verdade. A sociedade democrática brasileira está atravessando um dos períodos mais desafiadores da sua história. A gravidade deste momento exige de todos coragem, sensatez e pronta correção de rumos.
A trágica perda de mais de meio milhão de vidas está agravada pelas denúncias de prevaricação e corrupção no enfrentamento da pandemia da COVID-19. “Ao abdicarem da ética e da busca do bem comum, muitos agentes públicos e privados tornaram-se protagonistas de um cenário desolador, no qual a corrupção ganha destaque.” (CNBB, Mensagem da 56ª. Assembleia Geral ao Povo Brasileiro, 19 de abril de 2018).
Apoiamos e conclamamos às instituições da República para que, sob o olhar da sociedade civil, sem se esquivar, efetivem procedimentos em favor da apuração, irrestrita e imparcial, de todas as denúncias, com consequências para quem quer que seja, em vista de imediata correção política e social dos descompassos.
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB
Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB
Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB
COVID-19DENÚNCIAS DE PREVARICAÇÃONOTA DA CNBBPALAVRA OFICIAL
CNBB dá início a processo interno de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados
Responsáveis por diversos setores no Secretariado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), participaram, na manhã desta sexta-feira, 9 de julho, de uma formação a respeito da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A reunião, de forma virtual, foi a primeira etapa da aplicação de um projeto de adequação das rotinas na sede da entidade à Lei 13709/2018
CNBB e CRB preparam celebração eucarística de ação de graças pela presença missionária da Igreja do Brasil no Haiti
O portal da CNBB publicará, a partir de hoje, 9 de julho, uma série de reportagens sobre o projeto missionário intercongregacional Nazaré. A celebração, dia 17 de julho, às 11h, vai marcar a nova fase da presença da Igreja no Brasil naquele país. A missa será transmitida pelas redes sociais da CNBB, CRB e demais parceiros
Dom Jacinto Bergmann orienta atenção à Animação Bíblica da Vida e da Pastoral
O mês da Bíblia, celebrado em setembro, proporciona a oportunidade de abordar diversos temas ligados à Palavra de Deus. Inspirado na Dei Verbum e no Documento de Aparecida, o arcebispo de Pelotas (RS), dom Jacinto Bergmann orienta, por meio de um vídeo, a atenção à Animação Bíblica da Vida e da Pastoral
Papa Francisco nomeia cardeal Hollerich para relatoria-geral do Sínodo dos Bispos que ocorrerá em 2023
Francisco chamou o cardeal que nasceu em Luxemburgo para assumir o cargo em vista da assembleia que começa em outubro com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O cardeal Hollerich vai participar das reuniões do Conselho Ordinário em preparação ao caminho sinodal de três anos que culminará com o Sínodo em 2023, em Roma.
Edições CNBB lança biografia do jovem beato Carlo Acutis, um modelo de santidade na era digital
Beatificado pelo Papa Francisco em 2020, Carlo, que viveu 15 anos, tem muito a dizer ao mundo de hoje: em essência, a busca pela primazia de Deus na própria vida e a capacidade de compreender que existe uma realidade que vai além do mundo terreno e que se projeta na eternidade
Comments