
Aprenda a fazer um delicioso arancini bolinho de risotto italiano.
- Philips Franco
- 19 de abr.
- 3 min de leitura

O arancini é uma entrada bem delíciosa que surgiu no sul da Itália especialmente região de Sicília. A história dos arancini remonta ao século IX, quando a ilha estava sob domínio árabe. Os árabes consumiam arroz com açafrão, carne e ervas, que eles moldavam em pequenas bolinhas. Acredita-se que o formato das bolinhas, semelhante a uma laranja, deu origem ao nome "arancino". A técnica de panificação, que tornou os arancini crocantes por fora e macios por dentro, foi introduzida na Sicília na Idade Média, tornando-os um prato popular de rua.
A história do arancino siciliano
É justamente a presença do açafrão e da carne que sugerem que as origens do arancino remontem à dominação muçulmana na Sicília (do século IX ao XII) , pois os árabes comiam arroz com açafrão temperado com carne, verduras e ervas.
No entanto, segundo algumas teorias, o fato de ter virado um bolinho empanado se deve a outro fator. Ao que parece, uma pessoa ilustre da corte do Rei Frederico II (ou o próprio rei, não se sabe ao certo) amava este prato árabe de arroz com açafrão.
De fato, ele gostava tanto, que queria levá-lo a todo custo nas suas viagens. Assim, para facilitar o transporte e armazenamento, tiveram a ideia de fazer bolinhos com o arroz, empaná-los e fritá-los, que o tornava fácil de transportar e armazenar.
Arancino ou Arancina?
O arancino tem este nome porque sua forma original lembra a de uma laranja. Em italiano, laranja se diz arancia.
No entanto, existe uma disputa regional sobre o nome do bolinho. Uma parte o chama no masculino (eu, inclusive) e outra no feminino.
De fato, na parte leste da Sicília e nas outras regiões da Itália são chamados de arancino (plural arancini), no masculino, e assim também os chama o escritor Andrea Camilleri em seus romances. No entanto, em Palermo e outras cidades do oeste da ilha, o bolinho é chamado arancinA, no feminino.
Toda essa briga vem do fato que o pessoal de Palermo diz que, se o nome deriva de arancia, palavra feminina, então o certo deveria ser arancina. Por outro lado, no dialeto siciliano a laranja é masculina, arànciu.
E como o italiano não era a língua oficial da Sicília até a Unificação da Itália em 1860, o pessoal do leste da ilha defende a palavra no masculino mesmo.
Arancino siciliano: as formas
Para diferenciar os sabores, as lanchonetes costumam dar formas diferentes aos arancini. Alguns são bem redondos, outros mais achatados. No entanto, nas cidades do leste da Sicília e em outras regiões da Itália você verá arancini com uma forma bem peculiar, cônica, lembrando uma coxinha!
Como boa brasileira recém expatriada, a primeira vez que vi um arancino jurava que era uma coxinha!
Aprenda agora como fazer essa receita tão especial.
Ingredientes:
400 g (ou 12 colheres de sopa) de arroz arbóreo
50 g de manteiga
50 g de parmesão ralado
3 fatias de cebola picadas
1 punhado de farinha de trigo
1 punhado de farinha de rosca
2 ovos
Vinho branco, noz moscada ralada, azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto
Recheio:
1 fatia de mussarela cortada em dadinhos
1 fatia de presunto gordo cortada em dadinhos
Manjericão a gosto
Modo de preparo:
Faça o arroz como sempre, porém mais seco. Em um prato fora do fogo, mexa um ovo batido como para uma omelete, tempere com um pouco de noz moscada ralada, queijo ralado e misture com o risoto.
Em seguida, coloque este arroz em um prato grande e deixe esfriar. Assim que estiver frio, coloque em sua mão uma colherada do arroz, faça um buraco no centro, preencha com o presunto e o queijo e uma folha de manjericão; feche e enrole como uma bolinha.
Vá repetindo a operação. Então, enfarinhe as bolinhas de arroz: passe na farinha de rosca, em (outro) ovo batido e depois na farinha de rosca novamente.
Frite em uma panela com óleo quente. Sirva imediatamente.
Comments