Part I
Inferno é um conceito presente em diferentes religiões, mitologias e filosofias, representando a morada dos mortos indistintamente, segundo alguns, ou o lugar de condenação e grande sofrimento das pessoas más, segundo outros.
E por isso venho explicar diferenças de interpretações sobre o "inferno".
O inferno segundo os cristões
Para todos aqueles que crê, na religião cristã, e novo testamento. E um bom cristão, temem que suas almas vão de encontro ao inferno, por que para eles e um lugar de castigo e tormento para almas pecadoras ou condenadas, que não entraram em comunhão com o "espirito santo" . De Deus isso está descrito em seus varios livros como coríntios, apocalipse, marcos, lucas, e João.
O inferno descrito na torá
Para muitos judeus o inferno e só um lugar para onde o seu corpo vai quando partires dessa vida. O termo inferno quer dizer subsolo.
E tambem não acriditam que "ceu celestial" passa exitir, para eles o ceu só pertence a Deus e seus servos. (anjos).
Num dos livros da torá está descrita que:
"E o Todo Poderoso formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas a alma da vida”. (Toráh)
Para os judeus não existe esse termos "ceu ou inferno" descrito nos livros cristões. Para os judeus a ligação do homem com a terra e forte acredita-se que quando um parante querido falesse sua alma volta para o sopro de onde se originou a vida, Se separando totalmente do seu corpo. E por isso que o funeral judaico não crêma seus familiares por acriditar que seu corpo seja comsimido pela propria terra.
O inferno grego ( Hades)
Para os gregos antigos, as almas tinham um destino certo após a morte: o mundo subterrâneo, conhecido pelo mesmo nome de seu governante, Hades.
Para muitos historiadores acredita-se que esse local inspirou o inferno que hoje conhecemos através do cristianismo.
Alem dos dois infernos serrem para almas morarrem a diferenca é que nesse todas almas vão para esse local. Indenpendete do que ela tenha feito em vida, esse inferno tinha suas punições e recompensas.
Diferente do inferno cristão onde designa para os pecadores.
O Inferno Romano (plutão)
Assim como o inferno grego os romanos antigos acriditavam que exitia uma morada no subsolo diferente dos gregos, as pessoas ruim e macabras acabavam ali. Junto com o Deus Plutão. E as pessoas sabias e justas acabavam subindo a Júpiter...
Não é familiar essas coincidências com o inferno cristão, apesar de que igreja cristã fundiu-se com as culturas romanas em seus fundamentos.
O Inferno Egípcio ( reino de Anúbis).
Para os egípcios antigos a descrição do submundo era um ato de purificar ou apodreser, para o os egípcios a preparação para o pós vida era sagrado, por isso temos ate hoje múmias egípcias em museus.
A mumificação era um ritual para purificação para o deus hibrido de corpo de homem e cabeça de chacal julgar se a alma passaria para o pós vida ou não. Se acaso a alma fosse recusada Anúbis comeria sua alma. Como era feito o julgamento? Os jugamentos eram feitos equilíbrios e pagamentos de seus tesouros, alem de ver se a pessoa era boa ou ruim. Se acaso passace para pos vida egipicio poderia desfrutar dos seus frutos e tesouros, e a felicidade conquistada em vida.
O inferno islâmico ( jahannam )
Para os islâmicos inferno tem outros sinônimos como: Jaheem, Hatamah, Haawiyah, Ladthaa, Sa'eer, Saqar e an-Nar ou Hadith. Descritos no alcorão.
Para os islã o inferno e descrito como local que Alláh ira mandar aqueles que não crê, ou cometerem atos de violência contra o alcorão.
Parecido com o cristianismo quando chegar o apocalipse Alláh ira ressuscitar os mortos e irá julga-los e condernar e salvar os justos.
A diferenças e que não tem a ligação que deus esteja separado por uma Trindade como "deus pai, deus filho, deus espirito santo". Para os islã alláh e um só e único. E com isso fica a diferença entre essas religiões.
Por varios anos o homem tenta explicar o que acontece a pós a morte, criando se varias interpretações do inferno de acordo com suas próprias crenças. Esse texto não se difere qual e a crença verdadeira e sim uma a mostra de varias visões e interpretações diferentes sobre o tema inferno, e suas origens.
Se gostou do texto compartilha com os amigos e familiares?
Texto publicado por philips franco.
Referências.
Alcorão
Livro dos mortos do antigo Egito.
Bíblia sagrada cristã
Toráh livro sadrado dos judeus
Mitíssimo grego e romano antigo.
Comments