Confirmado: suplementação de vitaminas e minerais auxilia a imunidade
Pesquisas científicas comprovam benefícios da suplementação de vitaminas e minerais no suporte do sistema imunológico.
Estudos científicos recentes têm comprovado a eficiência da suplementação de nutrientes para o aumento da imunidade do corpo humano. Em linhas gerais, a imunidade do corpo humano é um sistema de defesa, formado por células e tecidos especiais, que protegem o organismo contra vírus, bactérias e outros micro-organismos prejudiciais à saúde.
Assim, a imunidade baixa pode deixar o corpo vulnerável a doenças, como gripes, resfriados e condições adversas, como febre, diarreia, náuseas e cansaço excessivo. Dai as recomendações constantes de manutenção de hidratação, fugir do estresse e ter horas adequadas de sono e descanso, já que esses cuidados ajudam a manter a imunidade em dia.
A seguir há uma lista de nutrientes que ajudam a manter nosso sistema imunológico forte e como os estudos científicos têm relacionado os suplementos com mais saúde e qualidade de vida.
Vitamina C
A vitamina C, presente em alimentos ácidos, como laranja, limão e tangerina, é um conhecido antioxidante. Ou seja, contribui para a defesa do sistema imunológico, mas também promove a eliminação de oxidantes (substâncias com potencial inflamatório) da pele.
A ausência de vitamina C pode resultar então em uma imunidade prejudicada e maior suscetibilidade a infecções. Nesse sentido, estudo publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA quis entender se a suplementação de vitamina C era capaz de prevenir e tratar infecções respiratórias e sistêmicas. E a resposta foi positiva, desde que com os níveis adequados.
Vitamina D
A vitamina D também tem efeitos reconhecidamente benéficos no que diz respeito à função imunológica do organismo. Ela é essencial para a mineralização da nossa função óssea, e sua deficiência está associada a doenças cardiovasculares, osteoporose, câncer, diabetes, esclerose múltipla, doença inflamatória intestinal e vários outros tipos de distúrbios autoimunes.
Estudo publicado na Biblioteca de Medicina dos EUA, feito com dados in vitro, comprovou que a suplementação de vitamina D apoia substancialmente o sistema imunológico e também ajuda pacientes a se recuperarem após tratamentos de doenças imunológicas.
Vitamina B
As vitaminas do grupo B, por sua vez, são importantíssimas para ativar diversos processos metabólicos e sua deficiência pode causar anemia, fadiga, lesões na pele, irritabilidade, entre outros problemas.
Presentes em cereais integrais, hortaliças verdes, ovos, carnes e peixes, precisam de uma reposição diária e, portanto, de grandes quantidades para serem devidamente absorvidas.
Como muitas pessoas acabam tendo déficit desse nutriente tão importante, um estudo publicado na Escola Mailman de Saúde Pública da Universidade de Columbia quis saber o potencial da suplementação de vitamina B para diminuição dos efeitos de doenças cardiovasculares decorrentes da poluição do ar das cidades.
Incrivelmente, o estudo concluiu que as vitaminas B podem, sim, mitigar os efeitos das partículas finas nas doenças. As pessoas que participaram da pesquisa e que ingeriram suplementos de vitamina B reverteram praticamente todos os efeitos negativos em seu sistema imunológico, enfraquecendo os efeitos da poluição em 150% e vendo o aumento da contagem dos glóbulos brancos (células de defesa do organismo) em 139%.
Redação:philipsfranco
Comments